Na véspera da eleição, militares entraram em regiões não pacificadas.
No domingo, 22 favelas serão patrulhadas para garantir segurança.
Para garantir a segurança de eleitores, as tropas do Exército, que apoiam o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ocuparam, neste sábado (6), mais quatro favelas da Zona Oeste ainda não pacificadas.
As tropas do Exército chegaram cedo à comunidade Água Branca, em Realengo. Fiscais do TRE acompanharam os militares e retiraram das ruas propaganda irregular.
Ainda neste sábado, mais três comunidades vão ter a presença das tropas: além de Água Branca, Covanca, Caxangá e Sapo.
O reforço do Exército em comunidades não pacificadas da Zona Oeste começou na segunda-feira (1°).
Neste domingo (7), dia das eleições, 22 favelas terão o patrulhamento do Exército para garantir a segurança de eleitores, mesários e equipes do TRE. Serão mais de cinco mil homens, que chegarão às comunidades as 6h30 só vão sair no fim da votação.
No Conjunto de Favelas da Maré, a Marinha é responsável pela segurança durante as eleições. Além do Rio, outros sete municípios do estado terão patrulhamento das tropas militares.
Na sexta-feira (5), a Justiça Eleitoral e a Polícia Militar fizeram uma operação na Favela da Reta, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio.
Segundo investigações da Polícia Civil, um candidato que quisesse fazer campanha na comunidade era obrigado a pagar até R$ 50 mil aos traficantes. Seis homens foram presos. Foram apreendidas drogas, armas e um caderno com nome de candidatos.
Perto da Rocinha, na Zona Sul do Rio, policiais apreenderam um carro de som do candidato a vereador Léo Comunidade. O veículo tocava músicas de campanha que o TRE entende haver referências a traficantes.
O candidato Leonardo Rodrigues Lima, o Léo Comunidade, nega ter relações com o tráfico.
Um caderno com mais de 20 nomes e números de títulos eleitorais foi apreendido no carro de som. Acima dos nomes, está escrito "boca de urna". Se eleito. Léo Comunidade pode ter o cargo cassado pelo TRE.
Além das Forças Armadas, cerca de 30 mil PMs estarão à disposição do TRE a partir deste sábado. Mais de sete mil policiais civis vão reforçar a segurança neste domingo.
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário