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o contrário da App Store e Windows Store, a Google Play possui uma política muito mais permissiva de
controle de entrada de aplicativos. A loja mobile do Google apenas impede a entrada de aplicativos claramente
mal-intencionados, diferente da Apple e Microsoft, que controla cuidadosamente a inserção
de cada app em sua loja.
Por conta dessa política mais liberal, alguns aplicativos presentes na
Google Play estão compartilhando os dados do usuário através de conexão com
serviços de publicidade e rastreamento de localidade sem o consentimento dos
usuários, o que é ilegal.
A pesquisa que revelou essa descoberta foi realizada pelo MIT Technology
Review e envolveu mais de 2 mil aplicativos Android gratuitos baixados diretamente da Google Play. O
resultado revelou que os aplicativos estão conectados com 250 mil URLs
diferentes, sendo que em alguns casos os aplicativos estavam ligados a 2 mil
URLs únicas.
Essas URLs foram comparadas com uma lista de sites relacionados com
anúncios publicitários disponível em um banco de dados chamado EasyList e um banco
de dados de sites de rastreamento de usuário chamado EasyPrivacy, ambos
compilados para o projeto open source AdBlock
Plus.
O cruzamento dos dados revelou que a maioria dos aplicativos tentava se conectar a cerca de 500 URLs de sites de anúncios ou de rastreamento. Estes sites, além de colherem dados dos usuários para própria utilização a fim de melhorar a exibição de anúncios, podem compartilhar ou vender os dados para outras companhias sem consentimento do usuário. Vale lembrar, porém, que muitos destes sites são vinculados ao serviço de publicidade do próprio Google.
Felizmente, os pesquisadores estão trabalhando em uma solução para os
dispositivos Android. Um novo aplicativo chamado NoSuchApp está sendo
desenvolvido para monitorar o tráfego de saída de um smartphone a fim de
revelar quais apps estão se conectando a sites externos e enviando as
informações dos usuários sem o conhecimento deles.
Talvez esse seja o momento para o Google começar a monitorar com mais
rigor a entrada de aplicativos em sua loja mobile.

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